Rua Pastor Manoel Leão, 2168 - Natal - RN 84 3089-5300

Confira os 7 cuidados diários imprescindíveis com o seu carro

Confira os 7 cuidados diários imprescindíveis com o seu carro

Saiba mais

O veículo é um bem que muitos trabalham duro para conquistar e por isso é preciso ficar de olho na manutenção para não transformar o seu carro em uma dor de cabeça constante.

Fazer as revisões periódicas e trocar peças desgastadas faz parte das manutenções preventivas que ocorrem uma ou duas vezes por ano, mas existem cuidados que podem ser tomados diariamente para deixar seu carro sempre em ordem. Confira agora 7 cuidados diários que todo motorista deve ter com seu veículo:

Pintura

A manutenção diária da pintura consiste em ficar de olho ― e remover ― as sujeiras acumuladas durante o dia, tais como aquelas manchinhas de piche que se acumulam perto das rodas ou a famosa sujeira de passarinho. Esta última é inimiga mortal da conservação da pintura. Os dejetos desses animais são ricos em amônia, substância que corrói a pintura aos poucos e pode deixar diferença de cor, caso fique muito tempo em contato com a pintura. Remova a sujeira com um pano molhado com água e nunca esfregue a pintura com nada áspero, isso tira o brilho e pode inclusive danificar as camadas superiores da tinta.

Chassi e Suspensão

A parte de baixo do seu carro também merece atenção. Ela acumula muita sujeira, o que pode gerar desgaste excessivo de peças. Limpe sempre, principalmente se seu carro enfrenta estradas de terra com frequência. Lembre-se que óleos e querosene dão brilho às peças, mas desgastam as borrachas, o que pode culminar em acidentes.

Secagem do veículo

Não adianta só lavar. Deixar o carro molhado e cheio de gotas só irá resultar em manchas, ainda mais se o carro secar ao sol. Use sempre panos secos, limpos e macios para secar o carro e de preferência lave-o longe dos raios solares.

Vidros

Os vidros são sensíveis e podem riscar com muita facilidade. O primeiro passo para evitar os riscos é acompanhar diariamente a situação dos limpadores de para-brisas. Limpadores velhos podem apresentar borracha ressecada, que vai riscar o vidro após algumas passadas. Use produtos específicos para tirar manchas e limpe por dentro e por fora, só não se esqueça que a parte interna dos vidros requer cuidados e produtos diferentes daqueles usados externamente.

Bancos e Tapetes

Apesar de não parecer, a parte interna do veículo pode ficar tão suja quanto a externa, por isso é importante cuidar bem do interior. Os bancos precisam ser hidratados periodicamente. Se forem de couro sintético, o ideal é que a hidratação ocorra a cada 3 meses. Já para os bancos de couro animal, o procedimento deve ser feito anualmente. Além disso, evite o consumo de alimentos (ainda mais os gordurosos, de cheiro forte e com capacidade de criar manchas no estofado) e não fume dentro do interior do veículo. Os tapetes também precisam ser limpos com frequência. Água e sabão são suficientes para limpar os de borracha. No caso do carpete, utilize uma escova úmida.

Painel

Alguns procedimentos podem ser realizados todos os dias para deixar seu carro sempre com aspecto de novo, uma delas é cuidar do interior do carro, removendo lixos e utilizando alguns produtos que removam odores indesejados e manchas no painel. Para limpar as partes plásticas do painel, o indicado é usar silicone e um pano úmido. Quem prefere cuidar do carro todos os dias deve optar por uma flanela úmida para tirar a sujeira (o excesso de produtos pode ser desgastante para os materiais que compõem o painel, como plásticos e madeiras).

Sistemas Internos

Além dos hábitos citados, existem algumas medidas que ajudam na conservação do veículo e deixam ele mais seguro, como verificar os níveis de água e óleo, além do sistema de arrefecimento, mais conhecido como radiador.

Esses são apenas alguns cuidados com o carro, mas que fazem toda diferença na conservação veicular.

Fonte: Matel



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Transportadora Esmeralda transportadoraesmeralda.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×